15 março 2013

Golda Meir, Uma Mulher de Fibra

Casa de Golda Meir em Kibbutz Merhavia, Isarel 
Juízes 4:4-5 - E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.

No dia 17 de Março de 1969, Golda Meir foi eleita a Primeira Ministra de Israel, e a terceira mulher no mundo a ocupar esta posição depois de Sirimavo Bandaranaike do Sri Lanka e Indira Gandhi da Índia.  Eu e minha família tivemos  privilégio de conhecer o local de sua primeira morada no Kibbutz Merhavia em Afula, Israel.

A história de Israel contém muitos exemplos de mulheres extraordinárias, mulheres de coragem e de fibra. Desde de Débora (profetisa e quarto Juiz de Israel) até às modernas agentes secretas do Mossad (serviço secreto de Israel), as mulheres têm mostrado o valor da sensibilidade e  intuição próprias da natureza feminina. A capacidade de realizar várias tarefas simultaneamente (multi-tarefa), é um dos exemplos das qualidades apreciadas pelas agências de inteligência como CIA americana e Mossad de Israel em mulheres contratadas por essas agências. 

Dou graças a Deus por minha esposa que também é mãe e em nossa família parece ser também, advogada, psicóloga, administradora, etc., sem perder a capacidade de ser carinhosa e dedicada e sem nunca desanimar.

O capítulo 31 do livro de Provérbios, traz uma descrição fantástica da mulher e seu papel na sociedade. 2 Timóteo 2:15 fala da resiliência de Loíde, a avó de Timóteo e de sua mãe Eunice que mesmo casada com um homem grego e vivendo em um contexto cultural antagônico às tradições cristãs, foi capaz de educar o jovem Timóteo nos retos caminhos do Senhor.

Aqui na Europa, lembro me constantemente de Lídia, natural de Tiatira mas morando em Filipo, abriu as portas de sua casa para aquela que seria a PRIMEIRA IGREJA CRISTÃ em território europeu. 

Este mês de março é também um momento muito especial na nossa vida cristã, pois o Senhor nos permite dar continuidade a um trabalho iniciado a 76 anos atrás por uma mulher, Maria José Pires dos Santos, que culminaria na criação da Igreja Baptista de Chança na região do Alto Alentejo, onde hoje sou pastor.

O nosso desejo a todas vocês mulheres, é que o Senhor vos use de maneira extraordinária para moldar este mundo conforme a Sua vontade e para honra e glória do seu nome.

Shabbat Shalom e bom final de semana.