11 janeiro 2011

Praça Osvaldo Aranha, Jerusalém

Praça Osvaldo Aranha e esquina da Rua King George

A praça acima chama-se Osvaldo Aranha e fica no centro de Jerusalém (em frente à casa que morávamos em 2005). Além desta praça há ruas em Tel-Aviv, Ber-Sheva e Ramat-Gan com o mesmo nome em honra a este político brasileiro tão amado pelos Judeus.
Osvaldo Euclides de Souza Aranha era natural de Alegrete, Rio Grande do Sul, nasceu em 15 de Fevereiro de 1894 e faleceu em 27 de Janeiro de 1960 e foi um grande estadista brasileiro. Sua rápida carreira política o levou a prefeito (1926), líder do Congresso, e a embaixador (1937) em poucos anos. Como líder da Delegação Brasileira às Nações Unidas deu início à uma tradição de ser sempre um brasileiro o primeiro a falar neste fórum, a Assembléia Geral da ONU.

Ele foi também um dos principais responsáveis pelo estabelecimento do Moderno Estado de Israel ao encabeçar a Sessão Especial em 29 de Novembro de 1947 que declarava a criação do Estado Judeu em Eretz Yisrael. Fez lobby incessante para que a resolução fosse passada com grande margem, usou sua influência para ganhar o apoio das nações Sul-americanas e e até atrasou esta extraordinária Sessão para que os representantes do Movimento Sionista estivessem todos presentes.

Durante o tempo que atuou como Ministro das Relações Exteriores (1934-1944) concedeu milhares de vistos permanentes e temporários a Judeus que buscavam refúgio no Brasil. Em 1942 ele anunciou que o Brasil cortaria laços diplomáticos com a Alemanha Nazista e foi seguido pela maioria dos países da América do Sul com exceção da Argentina e do Chile apenas.