18 janeiro 2011

O Lagar e a Justiça de Deus



Lamentações 1:15 - O Senhor atropelou todos os meus poderosos no meio de mim; convocou contra mim uma assembléia, para esmagar os meus jovens; o Senhor pisou como num lagar a virgem filha de Judá.

A foto acima foi tirada no Jardim do Túmulo a poucos metros do túmulo vazio, local da ressurreição do Senhor Jesus Cristo. O lagar era o local onde as uvas eram prensadas com o propósito de extrair seu suco e transforma-lo em vinho. O lagar aqui encontrado é bem pequeno mas é muito antigo e acredita-se que há vários outros como este por todo o Israel.

Por todo o Velho Testamento o vinho era considerado mais como uma necessidade de vida do que um luxo e fazia parte das refeições mais simples (Gên. 14:18; Juízes 19:19; 1 Sam 16:20; Isa 55:1, etc.). Era consumido por todas as classes sociais e era também contado entre os mantimentos de uma fortaleza como vemos no texto de 2 Crônicas 11:11  “E fortificou estas fortalezas e pôs nelas capitães, e armazéns de víveres, de azeite, e de vinho.”

O processo de fabricação envolvia o esmagamento das uvas com os pés (Ia 63:1-3) e, depois de retirado o suco o deixavam fermentar por alguns dias. O lagares propriamente ditos eram muitas vezes feitos na própria rocha (como o da foto) com alguns centímetros de profundidade separados em níveis diferentes conectando-se um com outro apenas por gravidade.

A imagem de pessoas esmagando as uvas é usada na Bíblia em algumas passagens como uma figura de julgamento divino, como pode ser observado no verso acima e em passagens como Isaias 63:2 e Apocalipse 14:19-20. Apesar das referências de julgamento estarem relacionadas à iniquidade do povo, este lagar em especial no Jardim do Túmulo, por estar tão perto do local da ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, me faz lembrar de um outro julgamento divino.

Em João 16:11 o Senhor Jesus fala que o Espírito Santo convencerá o pecador arrependido de que o príncipe deste mundo será julgado, será esmagado como as uvas de um lagar. E em João 12:31 o Senhor Jesus complementa dizendo:  “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.”  

Que alegria é poder saber que a força do inimigo foi retirada, que a Palavra de Deus cumprida em Jesus Cristo nos garante a vitória sobre a morte e nos assegura vida eterna com o Senhor.