10 janeiro 2011

Gólgota - O Local da Caveira (Calvário)

Gólgota (rocha natural no Jardim do Túmulo)

Goólgota é o nome do local onde o Senhor Jesus foi crucificado. Deriva-se da palavra Aramaica "gulgulta "  (Mateus 27:33 e Marcos 15:22) e significa "local da caveira". Jeronimo usou a palavra "calvaria" na sua tradução para o Latin e por isso temos ambas as palavras, "caveira" e "Calvário."
A  tradição Católica põe este local onde hoje se encontra a Igreja do Santo Sepulcro mas, é apenas uma tradição. Um outro local, de maior aceitação, pelo menos para a comunidade cristã evangélica, que é o Jardim do Túmulo, local onde hoje se encontra a imagem acima. A caveira encravada na rocha foi percebida como o possível local da Crucificação do Senhor Jesus Cristo pelo teólogo alemão Otto Thenius em 1842 mas só 40 anos depois a idéia foi amplamente difundida pelo general inglês Charles Gordon durante um sabático na érea entre 1882 e 1883.
O local parece preencher bem as poucas características descritas nos evangelhos que são:
1. Fica a uma curta distância dos muros de Jerusalem (João 19:41-42), dando a entender que havia um cemitério por perto, como até hoje há.
2. Fora de Jerusalém mas próximo de um dos seus portões (O Portão de Damasco) - Hebreus 13:12.
3. Numa área de tráfego de pedestres e viajantes (Mateus 27:39).
4. Ficava em local de execução pública.
5. Em um local chamado Caveira (Golgota).
6. Havia um jardim por perto como ate hoje há. Onde também foram encontrados um túmulo na rocha, uma enorme cisterna que armazenava água para o jardim e também um lagar.
O mais interessante é que esse local fica a poucos metros do Monte Moriá, local onde Abraão quase sacrificou Isaque mas foi impedido por Deus que, ali mesmo providenciou o cordeiro para o sacrifício revelando-se ali como Jeová Jireh, o Deus da Provisão.

Para saber mais:
http://www.gardentomb.com/