17 janeiro 2011

En-Gedi e as Cabras Monteses

Cabras Monteses na Reserva Natural de En-Gedi

1 Samuel 24:1-2 E sucedeu que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre os cumes das penhas das cabras montesas.
A foto acima foi tirada exatamente no local mencionado em 1 Samuel 24:1-2, na reserva natural de En-Gedi em Israel e dista 85Km de Jerusalem. En-Gedi, cujo nome significa "Fonte do Cabrito", é literalmente um oásis no deserto e se localiza no Mar Morto ente as Cavernas de Qumran e Masada, sendo ela mesma uma das atracções turísticas mais visitadas na região. A fonte a que o nome se refere fica no topo do monte, local de refrigério mas de difícil acesso.
Apesar de En-Gedi ser um local famoso nos dias de hoje como o foi nos dias do Rei David, o que me vem à memória quando lembro deste local não é a história contada em 1 Samuel 24 nem o moderno oásis visitado por turistas em visita a Israel. O texto que me vem á memória é o de Habacuque 3:19 que diz: "O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas." Confesso que o que mais me chamou a atenção naquele local, e eu fiquei um bom tempo observando, foi a agilidade das cabras andando por sobre as pedras à beira dos penhascos sem qualquer demonstração de medo ou insegurança.
Muitas vezes em nossa vida secular passamos por provações tão grandes que se pudéssemos faríamos igual os personagens do filme StarTrek que, apenas apertando um botão, desaparecem de um lugar de perigo e reaparecem em segurança em um outro. Como os avanços da física moderna ainda não nos permitem nos tele-transportar, o refrigério ali é mesmo mera ficção. O bom mesmo é nos agarrar àquele que tem realmente o poder para isso, Deus.
A imagem daquelas cabras andando com agilidade e destreza numa superfície tão irregular me faz sempre associar o verso em Habacuque 3 com o Salmo 23. Habacuque estava certo que ele e seu povo iriam literalmente atravessar o Vale da Sombra da Morte, mas ele não teve duvida, confiou no Senhor. Talvez passou pela cabeça do profeta Habacuque alcançar o refrigério das águas de En-Gedi, mas como chegar até lá? Certamente confiar no Senhor é o jeito mais fácil  e talvez o único, pois é Ele que nos faz deitar em pastos verdejantes e nos guia por águas tranquilas (Salmo 23:1-2). Talvez você nunca foi comparado a uma cabra, mas há ocasiões em nossa vida que tudo que precisamos são suas características e habilidades desse animal, e isso só o Senhor pode de dar.
"O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas." Que o Senhor Deus muito te abençoe no dia de hoje!